MULHER CRISTÃ
Receba Nossas Atualizações

Digite seu e-mail aqui:

Delivered by FeedBurner

Anuncios
Curta no facebook
Se ligue a nós
Portal Mulher Cristã - Dicas de beleza, palavras e coisas para toda mulher cristã.
Parceiros
Levita Ungido - Louvor, adoração, palavra e assuntos relacionados a Deus
Erva verde
Nossos Parceiros
Dicas para Blogs
Aprenda a fazer produtos de Limpeza
Aprenda a fazer produtos de Limpeza
Erva verde
Levita Ungido - Louvor, adoração, palavra e assuntos relacionados a Deus
Femalelinks

Novas descobertas sobre as mulheres no ministério de Jesus


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cientista examina as evidências sobre o importante papel  das mulheres no cristianismo primitivo. Um novo retrato surpreendente de Maria Madalena e descreve as histórias de antes desconhecidos mulheres cristãs.

 

Karen L. King é Professora de Estudos do Novo Testamento e da história do cristianismo antigo da Universidade de Harvard na Escola de Divindade. Tem publicado extensamente nas áreas de gnosticismo, cristianismo antigo e Estudos Femininos.

Nos últimos vinte anos, a história das mulheres no cristianismo antigo foi quase completamente revisto. Como as mulheres historiadores entraram no campo em números recordes, trouxeram com eles novas perguntas, novos métodos desenvolvidos, procurei evidência da presença de mulheres em textos negligenciadas e novas descobertas emocionantes.

Por exemplo, apenas alguns nomes de mulheres foram amplamente conhecida: Maria, a mãe de Jesus , Maria Madalena, seu discípulo e da primeira testemunha da ressurreição, Maria e Marta, as irmãs que ofereceram-lhe hospitalidade em Betânia. Agora estamos aprendendo mais das muitas mulheres que contribuíram para a formação do cristianismo em seus primeiros anos.

Talvez o mais surpreendente,  é que as histórias de mulheres que pensávamos que sabíamos bem, estão mudando de forma dramática. A principal delas é Maria Madalena, uma mulher infame no cristianismo ocidental como uma prostituta adúltera e arrependida.

Descobertas de novos textos das areias secas do Egito, juntamente com aguçada visão crítica, já apontam que este perfil de Maria é totalmente impreciso. Ela era de fato uma figura influente, mas como um discípulo proeminente e líder de uma ala do movimento cristão primitivo que promoveu a liderança das mulheres.

Certamente, os Evangelhos do Novo Testamento, escritos para o último trimestre do primeiro século dC, reconhece que as mulheres estavam entre os primeiros seguidores de Jesus. Desde o início, as mulheres judias discípulos, incluindo Maria Madalena dentre outras acompanharam Jesus durante o seu ministério e o apoiaram (Lucas 8:1-3) .

Ele falou para as mulheres, tanto em público quanto em particular . Um fato bíblico e histórico, mostra que uma mulher não identificada recebeu a graça de Jesus, onde ele ensinou que o ministério de Deus não se limita a grupos e a pessoas em particular, mas pertence a todos os que têm fé (Marcos 7:24-30, Mateus 15:21-28).

Uma judia  honrou com a extraordinária hospitalidade ao lavar os pés com perfume. Jesus era um visitante frequente na casa de Marta e Maria, e tinha o hábito de ensinar e participar de refeições com as mulheres, como com os homens.

Quando Jesus foi preso, mulheres mantiveram-se firme, mesmo quando os seus discípulos homens tinham fugido, e já as mulheres o acompanharam até ao pé da cruz. Foram mulheres que foram relatadas como as primeiras testemunhas da ressurreição, a principal delas novamente Maria Madalena. Embora os detalhes dessas histórias do evangelho possa ser questionada, em geral, elas refletem os importantes papéis históricos que as mulheres desempenharam no ministério de Jesus como discípulos.

Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>